domingo, 4 de janeiro de 2009

DEZ AÇÕES QUE MOTIVAM OS COLABORADORES


DEZ AÇÕES QUE MOTIVAM OS COLABORADORES
Escrito por Gutemberg B. de Macêdo

Você quer ter empregados que se automotivam com aquilo que fazem? Isto pode ser possível.
Existem 10 maneiras para fazê-lo:
1. Elogie seus empregados
Muitos subordinados desejam agradar a seus chefes ou líderes, porém muitos deles nunca dizem que estão satisfeitos com o trabalho de seus subordinados. Faça parte da minoria. É importante que você comente, cumprimente, parabenize e comemore suas realizações. É interessante que você seja sempre atencioso, isso os estimula ainda mais.
2. Reconheça seus colaboradores
Quando seus empregados se sobressaem, mantenha-os no topo do mundo. Ajude-os a conquistarem a reputação de vencedores. Você deve dividir, também, a culpa em caso de derrotas e não se sentir participante apenas de suas vitórias.
3. Dê-lhes trabalhos desafiadores
Procure designar aos profissionais de sua equipe de trabalho atividades, das quais eles gostem. Descubra quais são suas preferências e deixe-os fazer o trabalho.
4. Ponha-os no trabalho ao lado de pessoas interessantes e desinibidas
Contrate pessoas interessantes que se sintam desafiadas diante de idéias excitantes. O contato com pessoas extrovertidas facilita o aprendizado.
5. Encoraje um clima de inovação
Peça a seus empregados que descrevam suas idéias, mesmo que, aparentemente, loucas. Crie um ambiente participativo e alimente o clima de criatividade, a fim de que suas idéias sejam desenvolvidas e compartilhadas.
6. Seja você mesmo um entusiasta
Mostre a seus empregados o quando gosta de seu trabalho. Alegre-se com o sucesso deles. O entusiasmo funciona como combustível que alimenta e contagia.
7. Faça-os acreditar que eles fazem a diferença
Muitas pessoas têm necessidade de perceber que podem oferecer contribuição efetiva a sua profissão. Mostre a elas a importância do trabalho que fazem. Ajude-as a enxergarem os benefícios positivos de sua contribuição e aponte a diferença que eles estão fazendo na vida dos demais empregados.
8. Ajude-os a crescer
O trabalho é excitante quando você os ajuda a crescer. Delegue responsabilidades que desafiem seus empregados. Faça com que eles desenvolvam novas habilidades, atendam a palestras, cursos etc.
9. Determine equipes autogerenciadas
Equipes de trabalho autodirigidas podem ser altamente produtivas. Empregados que antes esperavam os gerentes lhes dizer o que fazer, quando estimulados, se portam como empreendedores (self-starters), motivados e responsáveis por resultados e pelo próprio sucesso.
10. Deixe seus empregados competirem entre si
Sabe-se que a competitividade resulta em melhores serviços, produtos e aperfeiçoamento pessoal. Quando equipes de trabalho são desafiadas a lutar por supremacia, o espírito de competitividade se aflora, e cada integrante pode produzir melhores resultados e aumentar o estímulo por conquistas e vitórias.
Lucas Santos
............................................................................................
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para lucassantospalestrante@yahoo.com.br Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador(a) do dia. Conto com seu apoio! Sucesso e felicidades!

Nenhum comentário: