domingo, 30 de novembro de 2008

Curiosidades do Natal...


O Natal é o dia do aniversário de um nascimento: o de Jesus Cristo.No ano de 354, teve início a primeira celebração do nascimento de Jesus, tornando-se a festa de Natal universal.Segundo a lenda, Rovaniemi, capital da Lapónia Finlandesa, é a terra do Pai Natal.Desde esse lugar, o simpático velhote de barba branca e vestido de vermelho, inicia a sua viagem anual com as suas renas e o seu trenó repleto de presentes, sinos e sinetas. E as crianças de todo o Mundo esperam com grande ansiedade que o Pai Natal desça pelas chaminés e lhes deixe muitos presentes.

O Pai Natal tem ajudantes, que são os Duendes. Estes trabalham no seu castelo, chamado Mur-Mur, fabricando as prendas: jogos; chocolates, caramelos … Recebe cartas de todas as partes do Mundo, durante todo o ano.O Pai Natal, nasceu em 271, inspirado em S. Nicolau, o Santo Patrono das crianças.
Existem muitos povos que decoram a árvore de Natal de formas diferentes: com maçãs, pequenos biscoitos brancos, com velas, redes de pesca e pequenas bandeiras, com rebuçados de açúcar em forma de bengalas e com as nossas conhecidas bolas brilhantes e luzes.

Quanto à árvore de natal, a lenda aconteceu há cerca de 1200 anos, quando um missionário inglês, viajava pela região norteda Alemanha. Deteve-se perante um grupo de sacerdotes reunidos à sombra de um carvalho. Estavam ali para sacrificar uma princesa de seu nome Asulf ao deus Thor, para quem o carvalho era uma árvore sagrada.
O missionário para evitar o sacrifício da jovem, cortou a árvore. No local onde existia o carvalho, logo cresceu um abeto. A partir de então, o abeto passou a ser a nova árvore sagrada (da paz de Cristo).O costume de decorar as casas e as igrejas com verduras é do tempo dos Romanos. As luzes que na época natalícia iluminam as ruas, casas e árvores simbolizam Cristo como a luz do Mundo (esperança, felicidade e amor ao próximo).A canção de Natal mais conhecida do Mundo intitula-se: Noite de Paz, Noite de Amor e surgiu em 1818, no século XIX. No entanto, não se conhece o seu verdadeiro autor.

É a seis de Janeiro que se comemora a chegada dos Magos. No Evangelho de S. Mateus escreve-se que vinham do Oriente para Jerusalém com o intuito de adorar o Rei dos Judeus que tinha acabado de nascer e que eles tinham sabido porque viram uma estrela.

O nome dos Magos é: Melchior, Gaspar e Baltazar. Os continentes da sua proveniência são: Asiático, Africano e Europeu.Para celebrar o dia do nascimento de Jesus (Natal), os Reis Magos levaram como prendas ouro, mirra e incenso, que significa a realeza, o sofrimento e a fé.

Nenhum comentário: