domingo, 30 de novembro de 2008

Curiosidade do Natal...

A primeira curiosidade, e talvez a mais surpreendente, é sobre o próprio Papai Noel. Esse velhinho simpático, gorducho, de roupa vermelha e barba branca com ar bondoso que conhecemos não passa de uma campanha de consumo da Coca-cola. Em 1931, a empresa contratou Haddon Sundblon para fazer uma campanha voltada para as crianças. Então surgiu, em vermelho e preto (as cores da Coca-cola), os velhinho mais amado pelas crianças, o qual recebia de recompensa, depois de entregar brinquedos a noite toda, uma deliciosa bebida. Antes disso, o Papai Noel já tinha se vestido de verde, amarelo, azul ou vermelho.
Na Europa ele era descrito como alto e magro.Em 1823, pela primeira vez, as oito renas que puxam o trenó do Papai Noel foram nomeadas em uma história de C. Clement Moore. Seus nomes originais eram: Blitzen, Comet, Cupid, Dancer, Dasher, Donder, Prancer e Vixen. Rudolf, a rena de nariz vermelho, curiosamente, só foi surgir em 1939.
Entre os costumes do Natal, um dos mais bonitos vem das luzes de Natal. Curioso? É verdade, pois a origem dessas luzes foram as velas colocadas nas janelas das casas das famílias mais abastadas que indicavam que eles tinham comida e abrigo para oferecer a quem não pudesse se proteger do frio lá fora. Os cartões de Natal surgiram em 1843, por John Calcott Horsely, que tinha a intenção de mandar cartas rápidas a todos parentes e amigos, saldando-os pelas festividades!

Nenhum comentário: