quinta-feira, 3 de março de 2011

Curiosidade: 16 Tipos de Pessoas (Análise de Personalidade pelo Método MBTI e Keirsey)


Olá,

Bom, na verdade é um pouco mais que uma curiosidade, pode até ser usado por profissionais de RH ou de forma teórica para entendermos certas pessoas, culturas e etc.


Explicação

No caso, pensei em mostrar o método como forma de, em primeiro lugar, gerar um melhor entendimento sobre as pessoas a seu redor. Um exemplo disso, que é algo que me irrita bastante, é a necessidade que as empresas têm de, durante o processo de “entrevista”, ver se o candidato tem determinadas características de extroversão. Isso é um erro absurdo na minha opinião. Todos têm habilidades específicas e podem contribuir de formas diferentes para o rendimento da empresa. Um sujeito extrovertido pode ser um ótimo vendedor, mas será que ele será tão competente lidando com questões “duras” de administração e planejamento?

No caso da diplomacia, acho ainda mais importante ter em mente os diferentes tipos de pessoas. Um sujeito extrovertido, falante, divertido é o tipo de diplomata ideal para estar na “ponta”, fazendo contatos diretos, discursos, etc. Por outro lado, um sujeito calado e introvertido pode ser o ideal na outra ponta, fazendo o planejamento estratégico daquilo que será dito, das relações causais e etc.

Em segundo lugar, é uma forma de compreendermos melhor as pessoas pelo mundo, cada um com seu jeito de ser. Algumas culturas têm uma predominância desse ou daquele tipo de pessoa. Os japoneses, por exemplo, são conhecidos por serem mais quietos e competentes, digamos que o extremo oposto dos brasileiros. Os franceses podem ser vistos como mais “duros”, os ingleses como “reservados”, os americanos como “exploradores”, etc. Ressalto que não estou tentando formar estereótipos, mas apenas ressaltar que existem estruturas mentais diferentes em cada cultura e, dentro delas, em cada pessoa.

Meu interesse pessoal pelo sistema vem desde 2001, quando comecei a estudar psicologia por contra própria. Esse estudo solitário foi até 2004. Na verdade até tenho algumas ambições acadêmicas de desenvolver um sistema de análise de líderes mundiais (que possa, obviamente, prever as ações futuras dos sujeitos), vamos ver.

O sistema

O sistema é baseado nos entendimentos de Jung (psicólogo de corrente alternativa à de Freud) e divide os seres humanos em 16 tipos diferentes de pessoas com a combinação dos resultados de 4 diferentes análises. Lembremos que todos agem em todos os níveis, o que o teste busca são preferências individuais, aquilo que predomina em cada pessoa:

1 – Extroversão X Introversão (O Fluxo de Energia Mental)

Extroversão é quando “agimos no mundo”. Somos extrovertidos quando conversamos com alguém (falar e escutar), preparamos comida ou consertamos algum objeto. Enfim, a extroversão acontece quando interagimos com o mundo.
Introversão é quando “pensamos e refletimos”. Somos introvertidos quando lemos um livro, pensamos sobre o que fizemos ou dissemos, prestamos atenção ao que estamos sentindo ou refletimos sobre determinado problema em nossas vidas.

2 – Sensitivo X Intuição (Como recolhemos informações)

Pelos sentidos quando utilizamos nossos cinco sentidos para recolher informações, ou seja, quando recolhemos informações de uma forma literal, concreta. Isso acontece quando comemos algo, decoramos um discurso, seguimos os passos de um plano ou percebemos a mudança de temperatura e iluminação.

Pela intuição quando descobrimos uma nova forma de fazer as coisas, pensamos sobre as implicações futuras do que fazemos, pensamos em sentidos ocultos sob aquilo que as pessoas dizem ou fazem, ou quando vemos as coisas em contexto, “por cima”.

3 – Racional X Emocional (Como tomamos decisões)

Racional quando fazemos pesquisas e escolhes com base em nossas reais necessidades, quando fazemos a “coisa certa”, em detrimento daquilo que seria o que “mais gostamos”, escolhemos não comprar uma camisa nova, pois já temos outras em bom estado, ou fazemos planos para a realização de tarefas.

Emocional quando decidimos comprar algo por que gostamos, deixamos de falar algo porque pode magoar alguém, decidimos não aceitar um trabalho pois não gostamos do ambiente de trabalho ou decidimos ir a algum lugar para estar mais perto de alguém que gostamos.

4 – Julgador X Perceptivo (Nossas atitudes em relação ao mundo externo)

Somos julgadores quando fazemos listas do que fazer, agendamos compromissos, formulamos e expressamos julgamentos, fechamos um assunto para seguirmos em frente.

Somos perceptivos quando adiamos decisões a fim de verificar as outras opções disponíveis, agimos espontaneamente, decidimos o que fazer conforme as coisas forem evoluindo, sem planejar, fazemos as coisas de última hora.

Juntando tudo, forma-se uma tabela:

E – ExtrovertidoI – Introvertido
S – SensitivoN – Intuitivo
F – EmocionalT – Racional
P – PerceptivoJ – Julgador

As combinações levam a 16 tipos de pessoas, cada uma com uma forma diferente de ver o mundo e de interagir com ele. Todas com suas características fortes e fracas. Para cada um existe um “título”, que o caracteriza melhor.


Os tipos possíveis são (em parêntesis uma denominação alternativa):

  • ISTJ – The Duty Fulfillers (inspectors)
  • ESTJ – The Guardians (supervisors)
  • ISFJ – The Nurturers (protectors)
  • ESFJ – The Caregivers (providers)
  • ISTP – The Mechanics (crafters)
  • ESTP – The Doers (promoters)
  • ESFP – The Performers (igual)
  • ISFP – The Artists (composers)
  • ENTJ – The Executives (fieldmarshals)
  • INTJ – The Scientists (mastermind)
  • ENTP – The Visionaries (inventors)
  • INTP – The Thinkers (architets)
  • ENFJ – The Givers (teachers)
  • INFJ – The Protectors (counselors)
  • ENFP – The Inspirers (champions)
  • INFP – The Idealists (healers)

Sigam os links para maiores detalhes, o site é simples mas é muito bom, uso há anos.

Em português: ENFJ/ENFP/ENTJ/ENTP/ESFJ/ESFP/ESTJ/ESTP/INFJ/INFP/INTJ/INTP/ISFJ/ISFP/ISTJ/ISTP/

Os Testes

Muitos anos atrás, quando comecei a estudar isso, todos os sites eram gratuitos.

O principal é www.keirsey.com, mas há também o www.mbti.com (onde retirei meu resultado –as quatro letrinhas-). No primeiro site você pode fazer o teste em inglês e receber um resumo, o resultado completo só pagando (faça aqui: http://www.keirsey.com/sorter/register.aspx).

O segundo site “locka” (trava) todo o resultado e você tem que pagar uma fortuna (USD 59) para ver. No meu caso, como já disse, os resultados foram de graça pois na época não havia toda essa fábrica de dinheiro na internet.

Porém, para aqueles que querem o teste e o resultado em português (e de graça), fica o seguinte site: www.inspiira.org


Fonte: Curiosidade: 16 Tipos de Pessoas (Análise de Personalidade pelo Método MBTI e Keirsey) | Política Externa Brasileira
Política Externa Brasileira

Pessoal, eu fiz o teste e realmente é muito válido. É importante nos conhecermos melhor. Visite os sites mencionados na matéria e faça o teste.

Sucesso & Felicidades!!!

Nenhum comentário: