terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Empreenda Seus Sonhos


Empreenda Seus Sonhos
Diego Berro

“O sonho acorda seu desejo e pode colocá-lo no caminho que o levará a tornar-se a pessoa que você quer ser”.
Nos últimos dias meu tempo foi todo ocupado com reuniões em empresas interessadas em contratar minhas palestras e treinamentos. Nos últimos três dias tive a oportunidade de conhecer onze empresas na região de Porto Alegre, onde estarei desenvolvendo uma série de palestras nos próximos meses.
Pude acompanhar de perto nesses dias a rotina de empresas de diversos seguimentos: empresas que trabalham com aço, extintores, restaurantes e churrascarias, cooperativas, lojas de auto-pecas, lojas de tintas, construtoras, etc.
Nessas visitas temos sempre uma oportunidade extraordinária e enriquecedora, de aprender com a experiência de cada empresário, e de cada funcionário também. Temos a oportunidade de dia-a-dia, conhecer a rotina de empresas de diversos seguimentos, enriquecendo assim nosso conhecimento em gestão.
Dessas visitas que fiz nos últimos dias, duas foram extremamente motivadoras. A primeira oportunidade foi a de estar com o senhor Roberto Biasibetti, proprietário da Churrascaria Biasi, na cidade de Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul.
O senhor Roberto começou a carreira profissional como garçom. Ele tinha um sonho de um dia ter o seu próprio restaurante. Para muitos garçons, ser empresário era um sonho impossível em frente às dificuldades enfrentadas na profissão e a limitação salarial. Por isso, muitos nem sonhavam com essa possibilidade e se limitavam a sonhar sonhos pequenos. Eu costumo dizer em minhas palestras que o triste da vida, não é sonhar alto, batalhar e não alcançar e sim sonhar baixo e alcançar, pois quando se sonha baixo e alcança, se contenta com o pouco, com o medíocre.
Isto era impossível para eles, mas não para o senhor Roberto que acreditava determinantemente em seus sonhos e por isso seu sonho tornava-se cada dia mais real para ele. O senhor Roberto sonhou, planejou, persistiu e realizou seu sonho. Hoje é proprietário de um dos restaurantes mais tradicionais de sua cidade, onde você, quando estiver passando pela grande Porto Alegre, pode degustar uma excelente comida num maravilhoso e aconchegante ambiente.
Qual a diferença entre o senhor Roberto e todos os outros garçons que ainda estão estagnados nas mesmas posições profissionais de vinte anos atrás?
O segundo empresário que tive a oportunidade de conhecer esta semana, foi o senhor Joel Cio, proprietário da Oliveira Concretos, também na cidade de Sapucaia do Sul.
O senhor Joel trabalhou por mais de vinte anos na mesma empresa na qual é proprietário hoje. Vindo também de família simples como o senhor Roberto, o senhor Joel começou sua carreira nesta empresa como ajudante de fábrica, fazendo todo tipo de serviço que aparecia na empresa. Depois, se destacou e foi promovido a zelador, depois encarregado de produção e finalmente supervisor geral da fábrica.
Quando então, o antigo proprietário resolveu fechar a empresa para se dedicar a outros negócios. O que parecia um grave problema, representando demissão a todos os funcionários, para o senhor Joel transformo-se numa grande oportunidade. Nos vinte anos trabalhados na empresa, o senhor Joel se dedicou e naquele momento estava preparado para agarrar aquela oportunidade. Vinte anos se preparando para isso.
Como conhecia bem o mercado e os erros e acertos da empresa, resolveu assumir a empresa. Tinha pouco dinheiro para investir, mas negociou com o antigo proprietário e assumiu um compromisso de um salgado aluguel. Começou aumentando o salário dos funcionários e fazendo mudanças que vinham desde troca de pessoal à mudança no atendimento e vendas.
Faz dez meses que o senhor Joel assumiu a empresa e nesse período já dobrou o faturamento comparado há quando havia assumido a empresa.
Será que o senhor Joel serve de exemplo e experiência para seus colegas que trabalharam na mesma função que ele e que hoje são seus colaboradores?
Será que o exemplo dele motiva você?
Não sei qual a posição que você ocupa na sua empresa nem ao mesmo se esta satisfeito com ela, mas tenho certeza que você pode crescer ainda mais.
Por diversas empresas que passei, vi funcionários desanimados, sem sonhos, sem vontade de crescer, sem acreditar que isso fosse possível. Pessoas entregues a uma rotina chata e penosa de trabalho, onde a única motivação é obter seu salário no final do mês para pagar suas contas.
Será que essa é, tem sido ou deve ser sua única motivação?
Essas pessoas que citei acima são apenas algumas das milhares de pessoas que sonharam e decidiram vencer.
Você quer fazer parte de que time? Dos vencedores?
Então comece sonhando com seu crescimento, independentemente da posição que você ocupa na sua empresa. Faça o seu melhor todos os dias e estruture um planejamento de como pode ser possível alcançar seu sonho.
Se estiver disposto a pagar o preço, corra atrás, para que um dia você possa dizer as pessoas o mesmo, quem sabe, que eu ouvi do senhor Roberto na tarde de ontem:
- Diego posso te dizer que alcancei todos meus sonhos, tendo hoje tudo o que havia desejado um dia. Agora preciso sonhar outros sonhos.

Artigo escrito dia 15/03/2007 .
Hoje o senhor Roberto Biasibetti, continua com muito sucesso como empresário, mas está em busca de realizar outro sonho, o de se eleger vereador de Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul para contribuir com sua experiência profissional auxiliando o desenvolvimento de sua cidade e da população de Sapucaia do Sul. Você duvida que ele vai alcançar mais essa conquista? Eu não!
Fonte: http://www.diegoberro.com.br/
Lucas Santos

Nenhum comentário: