quinta-feira, 2 de julho de 2009

Motivação x PNL


Motivação X PNL (Programação Neurolinguística)
Por Márcia Colombani Pavani*

Em um ambiente globalizado, passarmos a maior parte de nossa vida no trabalho se torna, muitas vezes, inevitável. Trabalhamos muito, horas indeterminadas que passam, imperceptivelmente, pelo nosso dia. Você já refletiu sobre o que faz para que todo SEU tempo seja aproveitado ao máximo? Como e o quanto será que você está motivado? Por quanto tempo você acredita que pode manter este ritmo frenético do seu dia-a-dia e as pressões externas, geralmente das pessoas que esperam resultados de nossa performance?

Ter um bom salário, benefícios, prêmios no final do ano, entre outras vantagens profissionais são, de longe, os principais fatores motivacionais para manter a realização de suas tarefas e as de suas equipes com excelência. Mas, muitas pessoas ganham muito bem e não são totalmente comprometidas com o sucesso de sua empresa, de seus clientes, de seus mercados e de suas marcas. Os principais fatores que mantêm a motivação são: a autonomia e a iniciativa.

Sendo assim, por que não dizer que a iniciativa de seu funcionário não é a motivação interna dele para realização de seus objetivos? O ser humano sempre está em busca de novos desafios.

Afinal, qual o significado de motivação e o que ela tem a ver com PNL?

Motivação significa encontrar os motivos: as razões para que eu faça mais e melhor, aquilo que é esperado de mim – seja na empresa ou pessoalmente.
Viver “motivado” significa viver sabendo e desejando os “motivos” pelos quais te façam vencer os desafios do mundo.

Em PNL existe um pressuposto que diz: “Todas as pessoas já possuem TODOS os recursos que elas precisam para agir eficazmente”. Mas aqui vale ressaltar uma clara diferença entre recurso e habilidade. Eu posso ter recursos para tocar um instrumento musical qualquer (habilidade com as mãos, ouvidos para música, maravilhosa coordenação), mas me falta a habilidade que me torna capaz de tocar este instrumento de fato. Para isso, é preciso desenvolvê-la ao longo do tempo.

Com a motivação nada difere. Um dos fatores mais importantes da motivação é o reconhecimento. As pessoas reagem favoravelmente ao reconhecimento dado a elas. O reconhecimento, em suma, são as ações concretas, o esforço, o talento, a dedicação e o seu comprometimento. Mas, lembre-se, este comprometimento começa primeiro com VOCÊ.

As empresas e as pessoas estão, atualmente, em busca de treinamentos motivacionais para uma maior oportunidade de se tornarem motivadas. Mas, muitas delas, passados dias após suas vivências por meio de treinamentos desta linha, voltam a ser o que eram. Contudo, cabe um lembrete neste momento: Ninguém pode tornar ninguém motivado. O que se pode fazer é oferecer os “motivos” para que VOCÊ decida, queira e aja em relação a eles.

“A motivação pessoal é uma porta que só se abre por dentro”.

Em qualquer situação na qual nos encontremos, sempre teremos uma outra possibilidade de escolha. Em PNL, isso se chama o estado atual para o estado desejado.

Somos uma trilogia (corpo-mente-espírito). Não há como fazer uma mudança em um único lugar interno sem que se afete os outros membros da trilogia. Portanto, pouco importa qual será o primeiro. O nosso sistema interno, quando percebe uma mudança, procura readquirir seu equilíbrio. Muitas vezes, nossos pensamentos e comportamentos interferem seriamente em nosso sistema interno.

Como um exemplo simples: imagine que dentro de você existem várias pessoas como você em miniaturas, mas cada uma delas com um sentimento, uma personalidade e uma maneira de ser. Uma pessoa corajosa, outra medrosa, outra comunicativa, outra tímida e assim por diante. Estas pessoas em miniaturas que pedi para você criar, em PNL chamam-se “partes”. Em certos momentos, estas partes tomam conta de nosso cérebro e se sobressaem sobre as outras. Fazem parte de um sistema e sempre estarão ligadas umas as outras, visto que estão dentro de uma única só pessoa: VOCÊ.

Quando se passa por um treinamento motivacional ou quando se está em busca de motivação, de nada serve apenas conceitos se não tivermos o real motivo que nos impulsione para frente, não deixando que aquela nossa “parte” nos limite ao estado em que estamos.

“Lembre-se: MOTIVAÇÃO é o que fica, depois de passada a emoção”.

Uma pessoa motivada é aquela que conhece a realidade e compreende. Por intermédio da razão, sente-se capaz de agir para reforçar ou modificar essa realidade em que vive sem medo de compreender o que necessita. Compromete-se a fazer o que tem que ser feito e tem coragem para correr riscos, onde muitas vezes perder é o degrau necessário para voltar a vencer com muito mais afinco.

Todas as pessoas do mundo têm problemas e estas mesmas pessoas vão conviver com você. Cabe a você e somente a você se deixar influenciar pelo que está a sua volta. Encontre “novos motivos” para continuar lutando.

O tempo de hoje destina-se às pessoas que têm objetivos claros e são comprometidas com aquilo que fazem. Mas, antes de se comprometer com os outros, comprometa-se com VOCÊ.

Motive-se a cada dia. Deixe que seu sistema interno se adapte as novas mudanças e tenha sempre objetivos claros e definidos. Pessoas comprometidas experimentam o sucesso, mais felizes e dispostas a crescer. É isso que faz a diferença, seja um exemplo.

*Márcia Colombani Pavani é Master Practitioner em PNL e facilitadora do treinamento de alto impacto Olho de Tigre – http://www.olhodetigre.com.br./



Sucesso e Felicidades!!!

Lucas Santos

Nenhum comentário: