domingo, 25 de janeiro de 2009

Seu Nome é sua Marca

Prof. Douglas Zela.
Dizer que Marketing é coisa exclusiva de empresas, que é antiético ou aético, ou ainda, que não se deve utilizá-lo para profissionais liberais sobre o risco de desgastar ou comprometer sua imagem é uma das maiores falácias do mundo dos negócios, do meio acadêmico e da sociedade de uma forma geral. Aqueles que afirmam isso, não sabem do que estão falando, ou imaginam que Marketing seja uma coisa que ele não é.Partindo da premissa que Marketing é a ciência que procura compreender: os anseios, desejos e necessidades das pessoas para oferecer a elas aquilo que elas querem, sua amplitude inclui as atividades profissionais das pessoas.Médicos, Dentistas, Advogados, Professores, Fisioterapeutas e outros profissionais liberais ou não, autônomos, empresários ou executivos devem ter em mente que aquilo que antigamente se falava de “Fazer o Nome”, hoje deve ser visto como a “Construção de uma Marca”. Porém, a forma de como essa “Marca” deve ser construída é diferente do que as empresas fazem com produtos e principalmente do que se fazia no passado. Para se construir a marca devem ser levados em consideração, os diferenciais deste profissional em relação aos seus colegas, seu currículo/evolução da carreira e o acompanhamento das tendências do mercado e das mudanças no mundo.Deve ser salientado que, assim como é impossível construir uma marca consagrada para produtos que não tenham qualidade, é impossível, também, adquirir reconhecimento profissional sem qualificação suficiente para ser considerado como tal, independente da área de atuação. Quando uma pessoa tenta promover aquilo que não é, isto jamais deve ser chamado de Marketing Pessoal e sim de crime! Ferramentas de Marketing, inclusive para a construção de marca, exigem ações verdadeiras e de longo prazo.Um profissional que prima pela qualidade em tudo o que faz, tem maior probabilidade de sucesso e de destaque. É impossível ser um profissional destacado sem estar direcionado para o aprimoramento constante, com qualidade no que faz. Porém, isso não é tudo, ainda falta o monitoramento das mudanças ocorridas no mundo e a divulgação de fatos relevantes à sociedade. O mundo moderno chama essa atividade de Marketing Pessoal.Marketing Pessoal difere da Autopromoção por diversos motivos, mas eu citaria o fato de que o Marketing Pessoal procura mostrar o que uma pessoa faz de bom e interessa a outras pessoas e a sociedade, enquanto que a Autopromoção exalta o ego de quem está se autopromovendo. Exemplificando: se uma pessoa divulgar que realizou um curso importante faz parte das ações de Marketing Pessoal, enquanto que, se outra pessoa divulgar uma foto em que aparece ao lado de um artista famoso, mostrando-se íntima dele, e procurando capitalizar-se disso, temos uma ação clara de Autopromoção.Assim, da mesma maneira que as empresas utilizam ferramentas de Marketing para construir marcas consagradas, baseadas em produtos com qualidade, confiáveis e que despertam desejos nos consumidores, pessoas podem criar sua marca pessoal.Charlatões de todos os níveis afirmam ter receitas milagrosas para “Construir um Nome” baseado na simples utilização de ferramentas de comunicação, e isto é mais uma falácia. Jamais a comunicação terá capacidade de construir uma boa imagem sozinha e a longo prazo. Todo planejamento deve estar baseado no longo prazo, tornando-se impossível que se consiga construir uma verdadeira “Marca” para alguém que esteja iludindo o mundo. Tentar mostrar algo que você não é, além de crime é burrice. Assim, se você não é criminoso, por que comprometer negativamente sua imagem. Por outro lado, se você consegue se destacar diante dos seus concorrentes, mostrando o que você faz, e consegue ter o reconhecimento daqueles que pagam pelos seus serviços, você está fazendo uma bela atitude na construção da Sua Marca.Existem obviamente os opositores desse pensamento, que pregam que a divulgação de um profissional é uma atitude, no mínimo, ideologicamente errada. Geralmente esses opositores não se identificam com anseios, expectativas, desejos e necessidades dos seus clientes e também apresentam uma boa dose de inveja. Diante dessas pessoas saliento constantemente que não estamos tratando de autopromoção, mas de divulgação do que se está fazendo de bom para as pessoas que valorizam isso.Algumas das perguntas que faço constantemente aos participantes das palestras e workshops que me apresento, e principalmente aos meus colegas professores demonstrando esse pensamento são:- Quantos Cursos de Especialização você fez nos últimos anos que tiveram conceito suficiente para que a sociedade o reconhecesse com um profissional de destaque?- Quantos artigos científicos, você produziu nos últimos anos que resultaram em entrevistas, ou artigos na mídia tradicional, com impacto suficiente para que seu nome tivesse destaque?- Você é consultado por jornalistas quando estes desejam saber algo na sua área de atuação?- Você fez algo de inovador que despertou o interesse da sociedade de modo que pessoas passaram a procurá-lo para pedir conselhos?- Seu nome é referência quando se fala da sua área de atuação profissional?- Pessoas da sua área de atuação profissional conhecem o seu nome?- Você possui um domínio registrado na internet em seu nome?- Nos sites de busca, quando você digita o seu nome, as primeiras citações são de sites que você tem controle sobre eles?Pode parecer bobagem, mas o registro de um domínio na internet, com uma página pessoal na grande rede é uma forma magistral de se relacionar com a comunidade. Profissionais que mantêm uma página pessoal / profissional na internet têm um relacionamento mais amplo com a comunidade e, conseqüentemente, com clientes, pessoas e empresas que se interessam pelas suas atividades profissionais. Você não tem seu nome na lista telefônica? Então deve ter seu nome na Maior Lista Telefônica do Mundo: o Google. Se você tiver controle sobre o conteúdo dos primeiros sites relacionados nos buscadores, quer dizer que você tem registrado um domínio bem acessado e que se alguém procurar seu nome terá informação verdadeira e fidedigna sobre você e seu negócio. Pode até significar pouco, mas uma boa parte das pessoas quando procuram referências sobre alguém acessam esses sites.Se você fizer todos os passos corretamente: levantar informações sobre o que você faz e o que a sociedade deseja de profissionais como você; se adaptar a essa realidade, atualizar-se constantemente (educação continuada); divulgar suas realizações que sejam importantes para a sociedade; e estiver pronto para mudanças, você estará construindo uma verdadeira Marca Pessoal.Não estamos falando de autopromoção ou enaltecimento do ego, mas de sobrevivência nesse mundo cada vez mais competitivo. Ninguém saberá das suas virtudes se elas não forem contadas e essa demonstração pode ser muito simples, como a colocação de um Certificado de Participação em um Congresso na sua sala de espera, se você for médico, dentista ou advogado ou a divulgação desse mesmo evento na sua página pessoal na internet.O sobrenome corporativo.Na vida corporativa a construção de uma marca pessoal apresenta situações um pouco mais delicadas, pois envolve uma relação de empresa e empregado, o que em muitos casos sofre interferências de normas. Quando trato do assunto com diversos profissionais nos meus trabalhos de consultoria e treinamento faço a seguinte reflexão: Hoje você trabalha numa empresa, numa escola, num hospital, ou outra organização qualquer, mas amanhã seus préstimos profissionais podem não ser mais interessantes para essa organização e você será demitido. Daí ocorre o famoso “perder o chão”, pois daquele momento em diante você perdeu seu sobrenome, sua identidade; Sua Vida. O que fazer?Algumas pessoas trabalham por muito tempo numa mesma empresa, e com os anos ela adota o nome da empresa como seu próprio sobrenome. É comum as pessoas se apresentarem como sendo “fulano da empresa tal”. Porém, por mais que uma empresa normalmente dure mais do que as pessoas, ela pode acabar ou como é mais comum, demitir um funcionário. Nesses casos um profissional perde toda a Sua Marca, pois ela estava vinculada a uma empresa que não o quis mais.Nestes casos a recomendação é que os profissionais desvinculem a sua vida particular / profissional da sua vida empresarial / profissional e trabalhem diferentemente as duas Marcas. Não se deve esquecer que os grandes executivos fazem isso e mudam de empresa várias vezes na sua carreira. Desvincular as duas atividades deve seguir obviamente as regras da empresa empregadora, mas o que o profissional deve ter em mente é que Sua Marca é tão importante quanto a Marca da Empresa. Afinal de contas, qual das duas marcas é sua?Para quem é funcionário de uma empresa as dicas são:- Verifique dentro da cultura da empresa o que é bem visto e o que é mal visto em matéria de divulgação pessoal;- Analise quais são suas atitudes e desafios que interessam somente a empresa e divulgue só o que for de interesse da sociedade. Exemplo: Um curso de operação de um determinado software interessa só a empresa, enquanto que um curso de pós-graduação interessa a sociedade;- Mantenha as suas “duas vidas” separadas. Ex. O seu endereço de e.mail da empresa pertence a ela, e não deve ser divulgado pra assuntos particulares ou pessoais.Um Marca para o resto da sua vidaA construção de uma Marca Pessoal é para toda a vida, ela deve estar relacionada a sua atividade profissional e ao seu relacionamento com a sociedade, e portanto, você deve estar pronto para tudo o que vier. Como numa grande organização as intempéries virão e você deve estar pronto para encará-las preservando a sua imagem. Uma marca sólida sobrevive a muitos baques. É comum empresas falidas terem marcas valiosas, e se houver planejamento, sua Marca Pessoal também poderá encarar de frente desafios e sair ilesa.Pense que mudanças podem e devem ocorrer, e que uma pessoa deve ter em mente que se ela não acompanhar essas mudanças será condenada ao ostracismo e ao esquecimento, pois ficará para trás, numa fase da história da humanidade onde isto é fatal. Desta maneira imagine todas as situações possíveis de sucesso e de fracasso e veja quais alternativas que você terá e como você gostaria de ter a sua imagem em cada uma delas.Gerir uma Marca é estar pronto para todo tipo de ocorrência, mas principalmente, é estar ligado em tudo o que possa acontecer e que venha a comprometer essa imagem. Exemplo: um médico que vê sua especialidade alterar-se em decorrência de evolução tecnológica deve estar pronto para mudanças no seu trabalho e para alterações na sua imagem, pois, afinal de contas a cada dia o mundo muda.Por fim, quando o “seu dia” chegar, ficará presente a imagem e a marca que você construiu durante toda a sua vida. Se ela foi bem construída, preservará sua boa imagem por muitos anos ainda, porém se ela não for boa, essa imagem será negativa e Sua Marca será esquecida. Como herança para seus filhos você poderá deixar dinheiro, conhecimento e um Nome, aquilo que modernamente chamamos de Marca, pois afinal de contas “Seu Nome é Sua Marca!”
Origem: Publique Artigos no site Artigonal.comPerfil do Autor:Prof. Douglas Zela.Especialista em Marketing Estratégico e Estratégias de Marketing para Consultórios Médicos.Bacharel em Administração, Pós-Graduado em Marketing e Propaganda, MBA em Administração Estratégica, Mestre em Administração e Doutor em Gestão de Negócios.Coordenador e Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Marketing da FAE Business School.Já proferiu: aulas, palestras e cursos para mais de 13.000 pessoas.Trabalhos de Consultoria e Treinamento realizados para mais de 80 empresas.
Lucas Santos

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