sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Os “10” Mandamentos da Excelência no Atendimento.

Os “10” Mandamentos da Excelência no Atendimento
Por Prof.Adm. Rosival Fagundes

I- MANTERÁS O PROFISSIONALISMO.

A aparência física das instalações, dos equipamentos e a sua própria. O conhecimento de causa e a cortesia que você mostra aos clientes e sua capacidade de transmitir sinceridade e competência.

II- RESOLVERÁS O PROBLEMA DO CLIENTE.

O cliente diz: “ por favor, me ajude”. “Resolva meu problema agora”. Registre meu pedido agora”. Muitas vezes, a boa ou a má impressão que eles guardam da empresa depende diretamente da experiência que têm com você e do modo como você os ajuda a suprir suas necessidades.

III- DIRÁS A VERDADE.

Quando você atende uma solicitação do cliente a tempo, está demonstrando confiabilidade. Nunca prometa demais só para fechar uma venda. A transação não termina nesse momento. Nessa hora ela apenas começa.

IV- OUVIRÁS O CLIENTE SEMPRE.

Procurar ouvir sempre o que o cliente deseja, suas necessidades, e demonstrar a boa vontade em ajudar os clientes prontamente. Utilize todas as ferramentas disponíveis para ouvir as sugestões, críticas e reclamações dos clientes.

V- DOMINARÁS A ARTE DA PACIÊNCIA.

Manter-se calmo e adotar sempre uma postura profissional.

VI- BANIRÁS A LINGUAGEM CORPORATIVA.

Os clientes querem ouvi-lo com uma voz humana. Seja gentil e educado. Não se oculte por trás da linguagem rebuscada.

VII- NÃO COMETERÁS PECADOS MORTAIS DO ATENDIMENTO.

Muitos clientes estão comprando na Internet, pois quando vão até a loja, os vendedores demonstram falta de conhecimento em relação às mercadorias. “Não sei”. “Não estou nem aí”. “Não quero ser perturbado”. “Não vou com a sua cara”. “Não volte mais.” Não queremos pessoas do seu tipo aqui.” Será que na maioria das vezes você atende melhor aqueles clientes que vestem terno e gravata do que os que usam jeans e camiseta?

VIII- CONHECERÁS O PRODUTO, A EMPRESA, E O CLIENTE.

Você precisa conhecer as características, as vantagens e os benefícios de qualquer produto ou serviço que sua empresa forneça.

IX- APRENDERÁS SEM PARAR.

Aplicar sempre os princípios fundamentais do bom atendimento: confiabilidade, empatia, simpatia, cordialidade, flexibilidade e motivação para aprender novos conteúdos e enfrentar desafios para solucionar os problemas dos clientes.

X- ENCANTARÁS O TEU CLIENTE.

Agradeça a cada encontro: “obrigado por comprar conosco, o próximo por favor”. Quando estiver atendendo várias chamadas de telefone ao mesmo tempo e precisar colocar as que não são urgentes em espera, pergunte: “ você pode aguardar”? em vez de “ posso colocar você em espera?” Lembre-se bem: “quando você atende o telefone é a imagem da sua empresa que está na linha!”
Fonte: Site Administradores

Lucas Santos

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