sábado, 27 de dezembro de 2008

Áreas de recursos humanos é estratégica para as empresas


Olá! Estou postando hoje uma matéria sobre carreiras. A área de Recursos Humanos é uma das áreas que está sendo visto pelas empresas como uma área estratégica. As organizações estão em busca de pessoas que gostem de trabalhar com pessoas! Aproveitando também para dizer que este post é o de número 100. Agradeço a todos pelas visitas! Boa leitura...


Bons negócios dependem de profissionais qualificados e estimulados.
Conheça a formação de tecnólogo para o setor.
Simone Harnik Do G1, em São Paulo

Trabalhar com pessoas e gostar do ambiente das empresas é pré-requisito para quem pretende ingressar no setor de recursos humanos das corporações. A área, segundo os especialistas, precisa de mão-de-obra qualificada e tende a ser promissora, pois se tornou estratégica: bons negócios dependem de pessoal qualificado e estimulado.

Conheça outras carreiras Tanto egressos do ensino médio quanto profissionais já inseridos no mercado de trabalho têm buscado a formação no curso de tecnologia de gestão em recursos humanos.

“O principal objetivo do curso tecnológico é o ingresso rápido no mercado de trabalho”, afirma Anna Cristina Pascual Ramos, coordenadora dos cursos superiores seqüenciais e da graduação tecnológica da Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo. De fato, a graduação é mais curta do que um bacharelado: segundo as regras do Ministério da Educação (MEC), um curso de tecnologia em recursos humanos deve ter carga horária mínima de 1.600 horas, o que equivale a dois anos de duração. Já os cursos tradicionais, como administração ou psicologia, levam quatro e cinco anos, para serem completados. “No curso de tecnologia, o estudante deixa de ter psicologia, antropologia e sociologia, para ter disciplinas que tratam das rotinas e práticas do trabalho. A formação é interessante para as empresas”, diz Cristina. “Temos um retorno do mercado mostrando que os cursos de tecnólogos têm trazido um resultado muito bom”, concorda a vice-presidente de treinamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Cirlene Werneck.

Na graduação, os estudantes aprendem teoria da administração, introdução ao direito, cálculos trabalhistas, como criar carreiras e administrar cargos e salários. Além disso, também é ensinado o uso de softwares que fazem parte do dia-a-dia da profissão. Ao todo, existem no país mais de 300 cursos, que podem ser consultados no site http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/.

Formações para RH

O curso de tecnologia tem se popularizado, mas não é o mais freqüente quando analisadas as formações dos funcionários do setor de pessoas. Segundo levantamento da ABRH, com 1.979 entrevistados, entre as chefias, administradores e psicólogos somam quase 65% do total de profissionais, quase que a mesma proporção verificada entre os profissionais de RH. Já entre os prestadores de serviços, esses dois perfis somam quase 50% do total, mas com leve predominância para o perfil psicológico. Se a área contrata profissionais de diversas formações, certos aspectos do perfil desejado são comuns. “É fundamental gostar de lidar com as pessoas, com rotinas administrativas e ter a área de negócios como sedutora”, diz Cristina.
Lucas Santos
.............................................................................................................
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para lukrafaelsan@yahoo.com.br Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador(a) do dia. Conto com seu apoio! Sucesso e felicidades!

Nenhum comentário: