sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Como divulgar sua palestra


por Fernanda Camargo

De nada adianta ter know-how em determinada área se seu público-alvo mal sabe que você existe. Por outro lado, de que serve uma boa divulgação se seu negócio é inconsistente? O primeiro passo então é identificar com clareza o seu negócio. Qual seu core business? Qual seu diferencial? Qual sua posição em relação à concorrência? E seu público-alvo? Você está preparado para atender a essa nova demanda? Nessa hora a opinião de seus clientes é valiosa, já que tendemos a delinear o que acreditamos ser nosso negócio, e não o que oferecemos de fato.Uma vez diagnosticado seu negócio e definida a mensagem (que atende a necessidade de seu público-alvo e as suas próprias capacidades) que você deseja enviar ao seu target, é hora de traçar sua estratégia. Sem ela, você pode gastar enormes recursos em campanhas ineficientes e não atingir os resultados que espera.
Em primeiro lugar, pense em seus clientes atuais: você tem estabelecido um vínculo constante com eles? Esse é, ao meu ver, o primeiro passo que você deve dar: além de mais econômico,é normalmente o mais eficiente. O bom e velho “boca a boca” só funciona se você conseguir convencer seu cliente de que seu serviço satisfaz suas expectativas e que seus amigos também devem “experimentar”. Como? Vale desde oferecer um desconto especial para ele participar de sua próxima palestra até uma hora gratuita de consultoria no seu aniversário. Em minha área notei que a comunicação com clientes já “conquistados” costuma ser o principal fator de conversão em novos negócios.
Ações de fidelização tais como o envio de newsletters ou boletins com artigos e eventos interessantes ou ações de marketing viral como disponibilização gratuita de dicas ou mini-palestras on line (via youtube, podcast, vídeo-conferência ou fóruns de discussão) são pequenas ações que podem gerar resultados excepcionais. Você já faz isso e quer conquistar novos clientes ou nichos de mercado? Comece “dando as caras” onde seu público está. Identifique sites e comunidades, proponha parcerias ou permuta de banners, troque mailings. Envie e-mails marketing, mas tome cuidado com o SPAM.
Se quiser atingir novos públicos, segmente seu mailing e somente envie informações que realmente sejam de interesse dessas pessoas. Não seja inconveniente. A intenção aqui é cativar, não irritar. Outras alternativas são as campanhas de links patrocinados em sites de busca (recomendo principalmente o Adwords do Google, e de preferência com acompanhamento de um profissional qualificado). Vale salientar que são campanhas de longo prazo e que requerem um investimento maior do que os citados acima. Outra questão a considerar é a ética: ouvi um caso de um palestrante que colocou em suas palavras-chave nomes de palestrantes de peso para atrair visitas em seu site.
O tipo de estratégia que pode “queimar” o profissional no mercado.Está com tempo e dinheiro pra investir? Contrate uma assessoria de imprensa. Além de ser mais “em conta” do que investir em publicidade, é muito mais persuasivo. Estabelece ou reforça sua marca, e diferentemente de anúncios ou informes publicitários, atinge seu público de forma menos invasiva. Mas prepare-se: ao ser convidado para participar de um programa de rádio ou tv ou ao dar entrevistas a jornais e revistas, ensaie e seja claro, para não deixar margem a duvidas. O jornalista, na pressa de entregar a matéria, pode divulgar informações errôneas deixando sua empresa sujeita a constrangimentos.
A máxima “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” deve ser considerada uma vez que sua intenção seja estar “na mídia”... Se a grana estiver curta, você pode elaborar releases sobre sua empresa e novidades sobre seu negócio e enviar como sugestão de pauta para os jornalistas, ou ainda oferecer convites-cortesia para suas palestras à jornalistas e formadores de opinião. Se ele gostar do que vir, provavelmente irá comentar com seus contatos ou quem sabe até divulgar uma nota em sua próxima edição.Mas lembre-se: seja qual for a estratégia de divulgação, o sucesso ou fracasso só depende de você. Não cumprir o que for divulgado pode ser sua ruína, cumprir ou mesmo superar a expectativa, sua projeção!
Fernanda Camargo é assessora virtual e oferece serviços de suporte, secretariado e comunicação para palestrantes e empresas.www.secretariadovirtual.com

Fonte: Mil Palestras
Lucas Santos

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