![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhq34ha9gwPVaja9ExPtUAA0_bQ4T8YwTH3GyrM-RGp4qHBLRAtkW_bMH6GplrjamT0fGBFt-MLfU-4dLsqQop3wlfsE8Dd6bn4Jh4C8N9jJ0ykcihH96IHfYXW69jr1tSdxgNJzdNnAQ/s200/six-sigma-8.jpg)
As pessoas entopem seus canais criativos com conceitos negativos e acreditam que não sabem criar. Use este modelo para montar o seu briefing e verá a criatividade fluir.
Por Renato Fridschtein
Confie nessa vozinha insistente que diz: ”Talvez isso funcione; eu vou tentar” — DianeMariechild
Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia.
Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.
O que ocorre com algumas pessoas é que elas entopem seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!
Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.
Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora terá os sucos de criatividade fluindo em seus canais.
Por Renato Fridschtein
Confie nessa vozinha insistente que diz: ”Talvez isso funcione; eu vou tentar” — DianeMariechild
Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia.
Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.
O que ocorre com algumas pessoas é que elas entopem seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!
Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.
Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora terá os sucos de criatividade fluindo em seus canais.
Modelo de briefing de criativo
Nome da empresa (insira o nome da empresa)
Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)
Data de realização:
Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)
..(deixe um espaço aqui)..
Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)
..(deixe um espaço aqui)..
Objetivos do negócio
..(deixe um espaço aqui)..
Objetivo desta comunicação
..(deixe um espaço aqui)..
Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)
..(deixe um espaço aqui)..
Estratégia
..(deixe um espaço aqui)..
Público alvo
..(deixe um espaço aqui)..
Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)..
(deixe um espaço aqui)..
Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
..(deixe um espaço aqui)
..Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)..
(deixe um espaço aqui)
..Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
..(deixe um espaço aqui)
..Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
..(deixe um espaço aqui)
..Orçamento:
..(deixe um espaço aqui)
..Datas chave:
Data do briefing:
Conceitos criativos apresentados pela agência:
..(deixe um espaço aqui)
..Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)
Mãos à obra
Tái. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso.
Tái. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso.
Lucas Santos
............................................................................................
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para lucassantospalestrante@yahoo.com.br Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador(a) do dia. Conto com seu apoio! Sucesso e felicidades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário