quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Briefing, você tem que fazer. Siga este roteiro.

Briefing, você tem que fazer. Siga este roteiro:
As pessoas entopem seus canais criativos com conceitos negativos e acreditam que não sabem criar. Use este modelo para montar o seu briefing e verá a criatividade fluir.
Por Renato Fridschtein
Confie nessa vozinha insistente que diz: ”Talvez isso funcione; eu vou tentar” — DianeMariechild
Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia.
Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.
O que ocorre com algumas pessoas é que elas entopem seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!
Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.
Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora terá os sucos de criatividade fluindo em seus canais.
Modelo de briefing de criativo

Nome da empresa (insira o nome da empresa)



Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)



Data de realização:


Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)

..(deixe um espaço aqui)..





Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)

..(deixe um espaço aqui)..





Objetivos do negócio

..(deixe um espaço aqui)..





Objetivo desta comunicação

..(deixe um espaço aqui)..





Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)

..(deixe um espaço aqui)..





Estratégia

..(deixe um espaço aqui)..





Público alvo

..(deixe um espaço aqui)..





Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)..

(deixe um espaço aqui)..





Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)

..(deixe um espaço aqui)





..Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)..

(deixe um espaço aqui)





..Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)

..(deixe um espaço aqui)





..Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)

..(deixe um espaço aqui)





..Orçamento:

..(deixe um espaço aqui)





..Datas chave:

Data do briefing:


Conceitos criativos apresentados pela agência:

..(deixe um espaço aqui)





..Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)





Mãos à obra
Tái. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso.
Lucas Santos
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